FSC404
Laboratório de Física IV
Objetivo
Realizar experiências de laboratório em circuitos de corrente alternada, óptica geométrica, óptica física e espectroscopia óptica.
Avaliação
Feita a média aritmética das provas e relatórios MF serão observados os critérios:
Se MF > 7,00 aprovação
Se MF 5,00 aprovação
Se [(MF + E) / 2] < 5,00 reprovação
Presença mínima em 75% das aulas.
Materiais
Links interessantes (applets, tutoriais, e apostilas)
- http://www.kw.igs.net/~jackord/j6.html
- http://www.lon-capa.org/~mmp/applist/applets.htm
- http://de.physnet.net/PhysNet/mechanics.html
- http://igorivanov.tripod.com/physics/optics.html
- http://www.eletronica24h.com.br/Curso%20CA/
- http://www.pesquisa-unificada.com/pesquisas/eletronica/circuitos-a-c-com-graficos-flash/
- (Ressonantes)[http://www.falstad.com/circuit/]
- [Ressonantes](http://www.falstad.com/circuit/)
- https://gitlab.com/zrhans/Fortran/snippets/1726566
Ementa
UNIDADE 1 - ESTUDO EXPERIMENTAL DAS OSCILAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS E DA CORRENTE ALTERNADA 1.1 - Teoria e prática do uso do osciloscópio. 1.2 - Circuitos resistivos indutivos e resistivos capacitivos. 1.3 - Circuitos resistivos indutivos capacitivos, circuitos ressonantes. 1.4 - Oscilações amortecidas. 1.5 - Ondas eletromagnéticas (espectro, propriedades, propagação e recepção). UNIDADE 2 - ESTUDO EXPERIMENTAL DA ÓPTICA GEOMÉTRICA 2.1 - Leis de reflexão e da refração. 2.2 - Espelhos planos e esféricos. 2.3 - Lentes. 2.4 - Instrumentos ópticos simples. UNIDADE 3 - ESTUDO EXPERIMENTAL DA ÓPTICA FÍSICA 3.1 - Interferência. 3.2 - Difração. 3.3 - Polarização. UNIDADE 4 - ESTUDO EXPERIMENTAL DOS FUNDAMENTOS QUÂNTICOS 4.1 - Espectro do corpo negro. 4.2 - Efeito foto-elétrico. 4.3 - Espectros atômicos e moleculares.
Créditos, fontes de pesquisa e bibliografia
O que se espera de um relatório
Em princípio, um relatório deve ser redigido de forma tal que, quando ele for lido por alguém que não presenciou o experimento fique informado (i) do que foi feito, (ii) do que se obteve, (iii) das conclusões e (iv) das limitações do experimento. Pode-se supor que o leitor tenha algum conhecimento prévio em física.
Genericamente, um relatório deverá conter:
INTRODUÇÃO, onde se diz a que se propões a experiência. Por que realiza-la. Qual o fenômeno em estudo. Que conhecimentos ou informações a respeito do fenômeno, ou do sistema em estudo, pretendemos obter. Que questões, basicamente, estaremos tentando responder.
EXPOSIÇÃO TEÓRICA, onde se expõem os conhecimentos teóricos necessários à compreensão, tratamento e/ou análise do experimento e dos dados e resultados obtidos. Quais as leis, as relações entre grandezas e princípios.
DESCRIÇÃO DA APARELHAGEM que foi utilizada. Aqui é importante salientar a função do instrumento/equipamento no experimento.
DESCRIÇÃO DA MONTAGEM, do MÉTODO e do PROCEDIMENTO que foi seguido na obtenção das medidas e eventuais observações a margem do procedimento.
EXPOSIÇÃO DOS DADOS obtidos a partir das medidas, sob a forma de médias, desvio padrão, tabelas, gráficos e etc., convenientemente organizados de modo a facilitar a análise.
ANÁLISE DOS DADOS, com discussão sobre precisão, a validade, as possíveis causas de erro, algarismos significativos, etc.
CONCLUSÕES obtidas a partir da análise dos dados.
Obviamente, tais itens não necessitam aparecer assim discriminados, nem nesta ordem em todos os relatórios. O aluno deverá julgar, em cada caso, da conveniência de incluí-los ou não, de ordená-los, de reagrupá-los.
Um bom relatório deve ser CONCISO. Não gaste espaço como coisas irrelevantes.
https://gitlab.com/zrhans/Fortran/snippets/1726566
NÃO COPIE O LIVRO TEXTO E/OU ROTEIRO.