Você sabe como montar uma Bobina de Tesla
Você sabe construir uma Bobina de Tesla? Neste post você aprenderá como funciona e como montar uma bobina de Tesla (Nikola Tesla) com componentes simples.
A Bobina de Tesla é um transformador ressonante que, em altas frequências, consegue produzir valores enormes de tensão[1]. Esta bobina foi inventada em meados de 1890 pelo renomado físico croata Nikola Tesla[1].
A intenção era criar um sistema de transmissão de energia para longas distâncias sem o uso de fios e cabos elétricos[2].
A bobina de Tesla é composta por um conjunto de espiras de um mesmo condutor, envoltas em um núcleo geralmente ferromagnético2.
Ela pode armazenar a energia criada em campos magnéticos, o que a torna útil em diversas aplicações, como transformadores, disjuntores, contatores e, claro, na própria Bobina de Tesla2.
A construção da Bobina de Tesla não é muito complexa, mas exige um certo nível de conhecimento em elétrica e eletrônica2.
Ela é constituída por vários componentes, incluindo um interruptor, um transformador primário, um capacitor ou banco de capacitores, um centelhador ou faiscador, uma bobina primária e uma secundária, uma forma de aterramento e um terminal para a bobina secundária2.
Apesar de a ideia original de Tesla para a bobina ter sido abandonada devido à sua ineficiência, as bobinas de Tesla ainda podem ser encontradas em algumas aplicações específicas, como torres de alta tensão ou experimentos de de física em Eletromagnetismo.
Referências:
Deixe um comentário