Gráficos – Resistor Ôhmico
Adaptado do original: Prof Roberto Rech
Qual dos gráficos a seguir pode representar a resistência (\[R \]), em função da secção transversal (\[S\]), de um fio condutor ôhmico de comprimento constante?
1ª Lei de Ohm – estabelece que um resistor pode ser dito ôhmico quando for constante a razão entre a diferença de potencial (ddp) ou tensão a que é submetido e a intensidade de corrente elétrica que o percorre.
2ª Lei de Ohm – estabelece a relação entre a resistência, o material do qual o resistor é construído e sua geometria, em geral as dimensões (comprimento e área de secção transversal)
Em termos de expressão:
\[R = \rho \frac{l}{S} \]
em que:
\[R \] = resistência elétrica
\[rho \] = resistividade (constante)
\[l\] = comprimento do condutor (constante para o caso apresentado)
\[S \] = área da secção transversal.
Para o problema apresentado, a resistência elétrica varia de acordo com a variação da área da secção transversal do condutor.
A função que relaciona \[R \] e \[S\] é uma função racional do tipo \[R = f(S) \], pois o produto da resistividade pelo comprimento é constante. Portanto \[R \] é inversamente proporcional à área da secção transversal \[S \] do condutor. Quando a variável independente está localizada no denominador, a função é dita racional. O gráfico de uma função racional é uma hipérbole equilátera, veja um exemplo da função \[y = 1 / x \], pense em \[y\] como \[R\] e \[x\] como \[S \]:
Como a área é sempre um número positivo, vale apenas a assíntota (cada uma das partes da hipérbole equilátera) do primeiro quadrante, portanto a resposta correta está representada no gráfico da letra (c).
—
Deixe um comentário