Original: Revista Brasileira de Web

REVISTABW. Probabilidade e Estatística: Acurácia, Precisão e Exatidão.Revista Brasileira de Web: Tecnologia. Disponível em http://www.revistabw.com.br/revistabw/probabilidade-e-estatistica-acuracia-precisao-e-exatidao/. Criado em: 24/04/2014. Última atualização: 07/08/2018. Visitado em: 20/08/2018


Acurácia, precisão e exatidão são tratados como sinônimos por muitas pessoas e, em geral, cada área do conhecimento possuirá suas próprias definições. Neste conteúdo, serão apresentadas definições formais sobre estes termos baseadas nas normas internacionais sobre o tema.


Acurácia

Acurácia é um  neologismo na língua portuguesa vindo do termo inglês accuracy: publicações mais antigas utilizam apenas o termo exatidão (com o sentido de medida em relação à proximidade em relação ao valor verdadeiro de uma variável) e precisão, sendo que acurácia não é utilizada (e.g. no Padrão de Exatidão Cartográfica no Brasil). Em outras publicações e para o uso comum, acurácia e precisão são tratados como sinônimos, enquanto em outras publicações acurácia e exatidão são tratados como sinônimos (e.g. Michaelis, Priberam), enquanto em algumas publicações exatidão, acurácia e precisão são tratados como sinônimos (Priberam). Não é raro que, no dia-a-dia, a maioria das pessoas utilize preciso e exato com o mesmo significado, enquanto acurado é um termo de mais rara utilização.

Modernamente, de acordo com a norma ISO 5725-1, acurácia pode ser tratada como combinação entre exatidão e precisão. Ou seja:

Acurácia = exatidão + precisão

Para uma única medição, exatidão é a proximidade de uma medição com um valor considerado verdadeiro (ou de referência) e a precisão não é considerada (já que não saberemos o seu valor), de forma que acurácia e exatidão acabam sendo a mesma coisa.

No entanto, quando um conjunto de medições é realizado, este conjunto apresenta uma componente de erros aleatórios (i.e. erros que não podem ser previstos) e uma componente de erros sistemáticos (i.e. erros que seguem uma tendência). Neste caso, exatidão está relacionada com o erro entre a média destes valores e o valor tido como referência, enquanto precisão é a dispersão entre os valores de medição. Acurácia é, então, é a combinação entre estes dois valores.


Precisão

Grau de variação de um conjunto de medições, isto é, quanto maior a precisão menor a variabilidade entre as medidas. Trata os erros aleatórios de um conjunto de medições.


Exatidão

Medida de proximidade entre uma determinada medição (ou média de medições) e um valor tido como verdadeiro (ou de referência). Abrange os erros sistemáticos de um conjunto de dados. Exatidão pode ser contrastada com precisão.


Termos relacionados

  • erro = valor observado – valor convencionado
  • viés = erro sistemático  = expectativa (valor observado) – valor convencionado
  • erro aleatório = erro – viés
  • resíduo = valor observado – valor obtido de um modelo

Como usar os termos

Deve-se considerar que acurácia, exatidão e precisão são conceitos qualitativos e, por isto, não podem ser medidos. As medições devem ser realizadas com variáveis quantitativas como:

  • desvio-padrão;
  • erro padrão;
  • erro RMS (valor quadrático médio);  *<– rever esta nomenclatura*
  • dispersão.

Desta forma é errado dizer:

A precisão da medição foi de 0.54 cm..

O correto será:

A precisão da medição foi de 0.54 cm (desvio-padrão).

Anúncios

Escrito por zrhans

Professor at UFSM

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.